Lista de Mestres   Características do Mestre

Kato, Jorge


Kato, Jorge Jorge Kato foi um desbravador. Foi o desenhista das primeiras histórias Disney nacionais, e foi durante muito tempo responsável por inúmeras capas das publicações Disney da Editora Abril. Se Barks é o "Homem dos Patos", e se Murry e Gottfredson poderiam ser chamados de "Homens do Rato", se houvesse uma alcunha para Kato seria "Homem do Papagaio", tantas foram as histórias de Kato em que o personagem principal foi o Zé Carioca.
Paradoxalmente, seu primeiro trabalho (a primeira história Disney brasileira) não foi com o papagaio. "Papai Noel por Acaso", de 1959, tem como personagem principal o Tio Patinhas. Já em sua segunda história, Kato começou a trabalhar com o personagem que ajudou a firmar no Brasil: "A Volta do Zé Carioca", de 1960. Possuidor de um traço arredondado, seu Zé Carioca é inconfundível, sempre com palheta, paletó, gravata borboleta e guarda-chuva.

Dali para a frente, Kato produziu várias história com o Zé, dentre as quais podemos destacar "Você já foi a Brasília?", "Um Papagaio das Arábias", "Zé Carioca Contra o Goleiro Gastão", "Odisséia em Disneylândia", "O Tesouro do Capitão Gancho", "Papagaios de Opinião", "O Tesouro de Lampião", "Confusões de um Centenário", "Papagaio no Espaço", "Maravilhas da Natureza", "Astronautas por Engano", "O Dia dos Larápios", "Milionário por um Dia", "O Sindicato das Bruxas".

Uma das características das histórias de Jorge Kato era a mescla de personagens do universo do Zé Carioca com inúmeros outros personagens proeminentes da Disney, como o Tio Patinhas, o Pato Donald, o Gastão, o Prof. Pardal, o Mickey, o Pateta, o Pluto, etc. Nas histórias de Kato, todos moravam na mesma cidade, o que dava um charme todo especial àquelas histórias.

Em 1962, Kato deu início a uma subsérie chamada de "Brazilian Remakes", em que o desenhista, trabalhando a partir de uma história pré-existente, em geral do Pato Donald ou do Mickey, modificava o personagem principal para o Zé Carioca. Informalmente, essas histórias são conhecidas como "Zé Fraude".

A primeira delas foi "A Múmia do Museu", em que Kato trabalhou a partir de uma história de Tony Strobl, que originalmente tinha o Pato Donald como herói. Muitas outras sucederam-se, com Kato trabalhando a partir de histórias de Al Hubbard ("A Confusão com o Canário Caubi", "Colecionadores de Sorte" e "Um Grande Mascotinho"), de Tony Strobl ("A Pirâmide Misteriosa", de Pete Alvarado ("Além da Imaginação" e "A Rival da Rosinha"), de Bill Wright ("As Jóias Roubadas"), de Paul Murry ("A Fortuna Flutuante" e "A Aventura do Veleiro"), e até de Carl Barks ("Um Mestre-Arqueiro em Apuros" e "Feira de Confusões"), entre outros autores.

Foi em uma dessas histórias, inclusive ("Os Cavalos Fujões", de 1962), que Kato criou Zico e Zeca, os sobrinhos do Zé Carioca, trabalhando a partir de uma história de Jack Bradbury, com o Pato Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho. Veja-se que Kato, além de modificar os personagens, ainda precisava apagar um sobrinho original da cena. Um verdadeiro "trabalho de mestre".

Inegável a importância de Kato para a Disney brasileira. Não só por ter iniciado a produção nacional de quadrinhos Disney como, também, por ter "segurado as pontas", com o "Zé Fraude", em momentos que essas histórias eram necessárias para preencher a revista do papagaio.

Infelizmente, Kato faleceu em 07 de novembro de 2011, deixando-nos um grande e inesquecível legado.

Pesquisa, Tradução e Montagem
Paulo Ricardo Abade Montenegro
Colecionador e Especialista em Gibis
Foto: Cortesia de Luiz Podavin (esq) e Matheus Guarany (centro e direita)
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